Interferências Climáticas na Qualidade da Energia

As variações climáticas exercem influencias diretas na qualidade da energia recebida nas industrias comércios e residências. Sol, chuvas, calor, frio, descargas elétricas, tudo afeta ou causam alterações na transmissão da energia elétrica. O Brasil possui mais de 160.000 KM de linha de transmissão, sendo sua esmagadora maioria suspensas ou acima do solo, o que facilita tais interferências externas.

Dilatação, compressão, esticamento e retração dos cabos de transmissão, são efeitos observados após variações de temperaturas, podendo provocar perdas ou ganhos por efeito joule, deformação de cabos podem ocorrem por ação de ventos e chuvas, afetando diretamente a energia entregue aos consumidores.

Máquinas, motores, equipamentos eletroeletrônicos, placas eletrônicas, sensores, sofrem diretamente com tais distorções elétricas e podem gerar enormes prejuízo, por desgastes e queimas.

A utilização de Filtros Capacitivos, é uma solução eficiente na prevenção de tais variações, suas terríveis consequências a rede elétrica e aos equipamentos a ela ligados.

Autor: Elson Cerqueira – Diretor Financeiro EMSolution

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Análise de Energia ou Análise das Grandezas Elétricas

A análise das grandezas elétricas, é um serviço técnico, especializado que pode ser realizado em diferentes setores…

  • Sem categoria

Qualidade da Energia X % THD

O THD (taxa de distorção harmônica total) é um indicador da qualidade da energia elétrica.…