As harmônicas são ondas que possuem frequências múltiplas da frequência fundamental (6OHZ Brasil). São classificadas dentro do universo dos transientes (surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno). Existem duas formas de os transientes serem gerados em um equipamento eletrônico: via perturbações externas ou via resposta do próprio circuito eletrônico ao chaveamento. As harmônicas são geradas pelas cargas existentes em um sistema elétrico, que, em função de sua forma de operação, interferem na forma de onda senoidal da freqüência nominal do sistema, levando às distorções nas ondas senoidais da corrente e tensão, podendo causar sérios problemas para o sistema elétrico.
A capacidade de geração, transmissão e distribuição do sistema elétrico está em uma crescente vertiginosa. Com esse aumento, atenua-se a quantidade de cargas não lineares na rede elétrica. Estas, são objeto de preocupação constante, tanto para os consumidores quanto para as concessionárias de energia. Por acarretarem distorções de corrente e/ou tensões nas redes elétricas, causam danos a equipamentos, comprometendo o funcionamento do sistema.
A distorção harmônica na rede, advinda do aumento da tensão e/ou corrente, diminui consideravelmente a vida útil dos motores, disjuntores, isolamento de cabos e fios. A razão é que provoca sobrecarga na corrente denominada RMS (root mean square, em português raiz quadrada média ou valor eficaz), que, por sua vez, eleva as temperaturas de operação dos equipamentos.
Autor: Samuel Fabel – Diretor | Comercial EMSolution
A análise das grandezas elétricas, é um serviço técnico, especializado que pode ser realizado em diferentes setores…
As variações climáticas exercem influencias diretas na qualidade da energia recebida nas industrias comércios e…